O que o diretor Christopher Nolan fazia antes de Batman Begins?
.
AMNÉSIA
(Memento; EUA, 2000)
Dir.: Christopher Nolan
Com Guy Pierce, Carrie Anne Moss, John Pantoliano
1h 53 min - Suspense

.
Na última semana, em conversa sobre cinema com alguns amigos, acabei descobrindo um fato curioso. Quase ninguem na roda havia assistido ao filme "Amnésia", de 2000. Nem quando apelei para o mais básico dos relatos sobre o filme - "É aquele filme que é contado de trás para a frente" - ouvi uma resposta que me animasse. E este post acaba por cair como uma luva em tempos de Cavaleiro das Trevas, já que o filme deste post foi o primeiro trabalho reconhecido do diretor da nova franquia de Batman no grande círculo cinematográfico.
.
O filme começa com um crime. Mais precisamente um tiro na cabeça de um policial. Em paralelo, vemos Leonard (Guy Pierce) conversando pelo telefone em um quarto de hotel. Aos poucos, descobrimos que o personagem sofre de perda de memória recente desde um acidente que causou a morte de sua esposa. Ele passa a vida tirando fotos e tatuando as informações importantes em seu corpo para achar o assassino de sua amada, para não correr o risco de perder qualquer brecha que descobre em um curto intervalo de tempo. O problema é que no meio de seu limitado universo de pessoas, muitos podem ajudá-lo e outros podem tomar proveito da situação. E o mais agravante: Será que Leonard matou o cara certo?
.

"Legal essa sua tatoo..."
Para as próximas rodinhas de conversa, diga que este é "aquele filme e que é contado de trás para a frente". Não só porque o diretor achou que seria uma forma inovadora de contar a história, mas porque o recurso é perfeito para colocar o espectador na pele do protagonista - Cada sequência do filme termina onde a sequência anterior começou. E como funciona! Se perder e se confundir (assim como o personagem), não só é fácil, como proposital. O diretor conduz seus espectadores ao aflitivo cotidiano e à interminável investigação de forma eficaz, o que gera uma simpatia quase que instantânea (isso ajuda muito no desfecho do filme) e a cada pista que ele encontra sugere uma nova reviravolta na conturbada história. Além das interpretações competentes (que inclui uma Carrie-Anne Moss recém saída da Trinity do primeiro Matrix), a história é impactante e surpreendente. Mas um filme para ser assistido com calma. Pode ser que você não entenda tudo logo de cara. Nada preocupante, qualquer coisa é só voltar e assistir tudo de novo.
.
(Nota 10)
.
Trailer: Não Disponível
Nenhum comentário:
Postar um comentário