O GRANDE LEBOWSKI
(The Big Lebowski; EUA/ING, 1998)
Dir.: Joel Coen
Com Jeff Bridges, John Goodman, Steve Buscemi
1h57 min - Comédia
.
.Até outrora, falar dos irmãos Coen era basicamente lembrar dos ácidos momentos de Fargo. Haviam outros no caminho, como "Arizona Nunca Mais" ou "Barton Fink", mas Fargo, pelas indicações ao Oscar e as atuações inspiradíssimas em um bom filme pareciam falar mais alto. Desde este marcante filme de 1995 até o mais recente "Onde os Fracos Não Tem Vez", presenciamos pérolas como "E aí Irmão, Cadê Você?" e momentos irregulares como "O Amor Custa Caro". Mas a saga de Lebowski e seus inseparáveis companheiros Walter e Donny no clássico cult "O Grande Lebowski" certamente representa um ponto fora do comum para os dois diretores.
.
Ponto incomum, porque como toda boa comédia, ela segue propositalmente fora dos padrões: Não se leva a sério em momento algum, não sente a necessidade de apelar para o pastelão e conta com atores comprometidos com a história. História que se passa no começo da década de 90, onde Jefferey Lebowski - ou o "Dude" como prefere ser chamado - é confundido com um milionário e tem sua casa, digamos, violada por dois bandidos. Injuriado com o prejuízo, o "Dude" vai até a casa do verdadeiro Jefferey Lebowski reaver o pagamento. Contar o que se sucede no filme, pode estragar surpresas e comprometer momentos cômicos. Só adianto que ele se envolve novamente com o milionário e se torna negociador do sequestro de Bunny, a esposa do Lebowski milionário.
.
"Cala a boca Donny... Ele vai falar alguma coisa..."
.E a história de Lebowski costuma a dividir radicalmente opiniões: Quem gosta, clama ser um filme hilário e marcante. Em compensação, quem não compra a história costuma a tecer críticas ferozes. A verdade é que é um retrato de três amigos completamente diferentes que tem como unica ligação, o boliche. E é na pistas (e atrás delas) que eles podem refletir sobre seu cotidiano e se ajudarem a tomar o próximo passo. Mesmo com os momentos de completo non-sense, "O Grande Lebowski" consegue divertir e surpreender. Os diálogos (principalmente entre o Dude e Walter) são impagáveis e de fácil reprodução no cotidiano pelos fãs imponderáveis do filme. Mesmo com as "viagens" do personagem principal, que podem ser tidas um tanto quanto exageradas, os personagens do filme são extremamente bem-construídos e encontram fácil explicação para suas ações. Uma comédia afiada e complexa, que ganhou fãs por todo o planeta. Mas acima de tudo, um filme muito, muito divertido. A não ser que ameaçar Jesus Quintana (a hilaria ponta de John Turturro) seja muito para você.
.
(Nota 9,5)
.
Trailer:
Um comentário:
Excelente filme!!!
E pensar que tem gente que não gosta do Lebowski... É praticamente um estilo de vida!
"This Agression will not stand man!!!"
Abraço and keep up the good work
Postar um comentário