RAIN MAN
(EUA, 1987)
Dir.: Barry Levinson
Com Dustin Hoffman, Tom Cruise, Valeria Golino, Bonnie Hunt
2h13 min - Drama

Eu não me lembro de 1987. Era muito pequeno. Essa paixão por cinema ainda não havia sido desenvolvida a ponto de assistir nada que não fosse Indiana Jones, sessões da tarde ou desenhos animados. Mas em 1987, dois nomes grandes do cinema atual se juntaram para fazer um filme vencedor de Oscars, com interpretações magníficas em uma história simples sobre fraternidade.
Charlie Babbett (Cruise) é um jovem em ascenção. Tem uma importadora de carros, uma mulher maravilhosa, mas no momento, vive alguns problemas financeiros que não está disposto a anunciar ao mundo. E no meio do turbilhão em seu cosmos, o falecimento de seu pai, pessoa com quem Charlie não se deu muito bem. E a fortuna acaba indo para seu irmão Raymond (Hoffman), um autista sábio internado em um hospitál psiquiátrico. Charlie resolve raptar seu irmão para provar que saberá lidar melhor com o dinheiro, mas durante uma longa e inusitada viagem de carro, os dois irmãos irão se aproximar e descobrir muito sobre o outro e sobre si mesmos.

"Charlie? Tem gente nos olhando..."
"Rain Man" surpreende em todos os sentidos. Se escrito nos dias de hoje, poderia apelar para o sentimentalismo, traumas pós-guerra, doenças e outras vertentes que o cinema atual abusa vez e outra. E talvez não contasse com Tom Cruise (na época, recém-saído de Top Gun - Ases Indomáveis). Mas o que quero dizer aqui, é que toda a leveza do filme poderia cair por terra e ser bem mais frio e sério (ou piegas) do que o filme realmente é. Hoffman domina todo o tempo de projeção com o melhor personagem de sua carreira. Raymond e sua rotina é um imã para os demais personagens e seu carisma conquista a todos. Sua genialidade alternada com seus momentos de medo por ter se se submeter aos caprichos de um irmão temperamental e o contraste que isso gera entre os dois personagens se torna a grande força do espetáculo. Vencedor de 4 Oscars (Filme, Diretor, Ator para Dustin Hoffman e Roteiro Original), "Rain Man" nos faz lembrar porque o cinema pode ser uma experiência tão agradável e tratar de temas básicos com uma simplicidade cativante e com uma honestidade incomum. Não é um clássico a toa. Depois desta, viaje de Qantas e escute 97X (bam!) - O Futuro do Rock & Roll.
Nota 9,5
Trailer (Sem legendas):



