domingo, 4 de janeiro de 2009

Mosaico Humano

Um dia na busca por um sentido na vida.

MAGNÓLIA
(EUA, 1999)
Dir.: Paul Thomas Anderson
Com Julianne Moore, Jason Robards, Phillip Seymour Hoffman, Tom Cruise
3h 08 min - Drama


Esta seção do cinematico foi criada para filmes que foram lançados há um certo tempo e que não estão mais em verve como no passado. E para filmes que de alguma forma não tiveram tanta repercussão aqui no Brasil. Em 2000, uma magnifica e densa história, com três horas de duração chegou aos cinemas nacionais trazendo astros de peso, como Tom Cruise, Julianne Moore, Phillip Seymour Hoffman e muitos outros. Indicada a 3 Oscars. Não é o típico filme que vira sucesso de bilheteria. Não é o típico filme que as pessoas assistem repetidamente. Porque "Magnólia"não é um filme comum.

O filme relata um mosaico de histórias que se sucedem em um dia no vale de São Fernando, mais precisamente na Av. Magnolia. Personagens em busca de redenção, felicidade e de paz interior: O Executivo que está morrendo, a dependência química de sua "esposa-troféu" e a busca pelo filho perdido, auxiliado pelo enfermeiro que se sente impotente em meio a tanta tristeza. A filha do apresentador de um programa de TV, que tem problemas com o pai e encontra conforto nos braços de policial que se sente inseguro. E os participantes deste programa de perguntas e respostas que inclui um novo gênio-mirim que está sobre grande pressão, e a história do gênio-mirim de outrora, esquecido, que busca um novo romance, mas que para isso, precisa de dinheiro para comprar um aparelho novo.

"Fala mais alto e devagar pra eu te ouvir direito..."

É um épico contemporâneo. Pesado à sua maneira, mas minucioso e preocupado em deixar o espetador a par de cada passo catastrófico e de cada decisão difícil que seus personagens precisam tomar. O diretor Paul Thomas Anderson (um dos grandes achados de Hollywood) tem total controle sobre sua história de coincidências, buscando mostrar como um mundo que nos parece tão problemático e que pode parecer tão pequeno. As pessoas que complicam uma vida que poderia ser tão mais simples. Tudo conduzindo a um clímax que, de tão incomum se torna original. Mas é preciso ter muita paciência. É um filme que requer atenção e compreensão. Ou você nunca sentiu tristeza na vida?

Nota 9,5

Trailer (sem legendas):

Nenhum comentário: