sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Pelas linhas tortas

Elenco inspirado. Roteiro afiado.

BEIJOS E TIROS
(Kiss Kiss, Bang Bang; EUA, 2008)
Dir.: Shane Black
Com Robert Downey Jr., Val Kilmer, Michelle Mognahan, Corbin Bensen
1h42 min - Comédia


Robert Downey Jr. está numa maré de sorte. Convenhamos. Protagonizou um dos maiores filmes de 2008, brilhou na comédia "Trovão Tropical" e voltou a ser cotado para o Oscar no inédito "The Soloist" com Jamie Foxx. E la no começo de 2005, quando resolveu abandonar o lado ruim da vida Hollywoodiana, fez um filme modesto e brilhante, contando com a parceiria com Val Kilmer (que também precisava de um sucesso) e a estreiante Michelle Monaghan (que viria a contracenar com Tom Cruise no ano seguinte com Missão Impossível 3 e de lá para o estrelato).
.
Harry Lockhart (Downey Jr. em uma de suas mais engraçadas atuações), é um bandido pé-de-chinelo que depois de uma frustrada tentativa de assalto a uma loja de brinquedos, acaba entrando para um teste de atores. De lá, arruma um papel em um filme e terá como consultor técnico Gay Perry (Val Kilmer, hilário), um detetive homossexual que vive de resolver casos com celebridades. O caldo entorna quando Lockhart, azarado, se envolve em um crime de verdade no qual não estava envolvido.
.
"Pô Robert... O negócio aqui é sério..."
.
Esse é um daqueles títulos que você viu na prateleira, mas não achou que fosse render um bom programa. É. Um baita de um programa. Não apenas pela química entre os atores, ou pelo mergulho e dedicação que empregam em seus papéis. Shane Black (roteirista da série Máquina Mortífera) estréia na direção com um roteiro afiado, dinâmico e apesar de complexo, divertido. Não demora muito a se apegar ao carma do personagem principal e seu envolvimento com a mocinha do filme. Os estereótipos do cenário cinematgráfico americano são muito bem aproveitados. O programa pode ter ido para a prateleira dos fundos, mas com certeza ainda está lá. Esperando para surpreender mais um programa.
.
Nota 9,0
.
Trailer: Não Disponível

Nenhum comentário: