Sem muito alarde, o comediante Will Ferrell entrega uma atuação surpreendente em um filme que passou despercebido pelos cinemas brasileiros.
.
MAIS ESTRANHO QUE A FICÇÃO
(Stranger Than Fiction; EUA, 2006)
Dir.: Marc Forster
Com Will Ferrell, Maggie Gyllenhall, Dustin Hoffman, Emma Thompson.
1h53 Min - Drama/Comédia
.
.
Will Ferrell, para quem não conhece (e se for o caso, comece pelo filme desta resenha), é um ator que não é tão reconhecido no Brasil, mas é ídolo nos EUA. Mas você já viu ele em um filme. Fez pequenas pontas em filmes como "Penetras - Bons de Bico" (o cara que "pegava" mulheres nos enterros) e o bandido bissexual de "Starsky & Hutch". Apesar da excentricidade dos papéis, Ferrell sempre marcou o filme com gags hilariantes. Protagonizou outros como "O Âncora", e "Ricky Bobby" e comandou o show. Mas no meio de tanta barulheira e histeria, Ferrell dedicou um tempo para demonstrar um lado mais serio, que lhe rendeu algumas indicações e fortemente cotado a um Oscar.
.
Ferrell interpreta Harold Crick. Um agente fiscal que tem uma vida extremamente regrada e monótona. Quando começa a ouvir vozes. E aos poucos, descobrimos que as vozes na verdade, saem de uma narradora e que Crick é o personagem principal. A virada se dá quando Crick se apaixona e pouco depois a voz lhe diz que sua morte é iminente. O personagem parte em uma viagem de auto-conhecimento e procurar aproveitar a vida antes que seu tempo acabe.
.
Este filme é a típica pérola que você pode encontrar em meio a tanto barulho que os grandes filmes produzem. Atuações brilhantes, que incluem Dustin Hoffman, como um professor de literatura, Emma Thompson como a escritora (e dona da voz misteriosa) e até Queen Latifah, são conduzidas por um roteiro bizarro e surpreendente e por um diretor seguro. Os efeitos especiais (sem palavras para descrevê-los) são sutis e essenciais para que possamos entender o mundo de Harold. Uma pedida um pouco mais "cult", para um dia em que estiver a fim de menos barulheira e mais cinema. Imperdível.
.
(Nota 9,0)
.
Trailer:
Nenhum comentário:
Postar um comentário