Legal esse seu filme...
(BRA, 2007)
Dir.: Heitor Dhalia
Com Selton Mello, Paula Braun, Silvia Lourenço, Fabiana Guglielmetti,
1h42 min - Comédia

Dizer que Selton Mello é um ator acima do nível entre os brasileiros, ou que o cinema nacional está melhorando cada vez mais em termos de qualidade já é lugar-comum. Acrescento a esta lista que o Brasil está produzindo bons roteiros originais. Sim. Defendo isso. É claro que sempre há os pontos fora da curva, com piadas repetidas e que já viraram gags das conversas informais dos bebedouros pelo Brasil afora. Então, para começar de vez o texto, digo que "O Cheiro do Ralo" é um ponto fora da curva. Mas do lado de cima da curva.
Lourenço é um cara sem o menor escrúpulo, que um belo dia se apaixona por uma bunda. Até aqui, o mais incrédulo dos espectadores, acredita que estamos falando de uma pornochanchada ou de um filme com piadas grosseiras. Mas Lourenço não tem o menor escrúpulo, porque ele não se importa com a sociedade que o cerca. E como trabalha com a compra de objetos usados, ele permite se aproveitar do sofrimento dos outros para sua própria diversão. Mas seu pequeno mundo irá entrar em colapso pelo cheiro insuportável que sai do seu ralo.

"Tá vendo esse olho aqui?"
Selton Mello vai além da interpretação. Seu Lourenço consegue gerar compaixão e repúdio simultaneos. A história, simples, com uma produção simples e um baixíssimo orçamento, conta com atores apaixonados em uma idéia e dedicados em cada frame do filme. O diretor Heitor Dhalia, nos oferece um profundo mergulho nas picuinhas e conflitos mesquinhos da vida do protagonista. Com pouco tempo de filme, conseguimos entender a dinâmica e o modo de pensar e agir do protagonista. E o maior mérito do filme é não se levar a sério. "O Cheiro do Ralo" é um ponto fora da curva. Deve ser incluído na indiscutível melhoria de qualidade do cinema nacional. Pode não ser o melhor. Mas é surpreendente. É original. Divertido, ousado e genial. E filmes nacionais com essas características, hoje, contamos nos dedos.
Nota 9,5
Trailer: